quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

MULTIMEDIA OPEN SOURCE

Para cada solução de software proprietário, existe uma alternativa Open Source. A minha afinidade com o conceito de software livre e aberto sempre me fez desejar que essa fosse uma afirmação válida também em Windows. Ainda não é, portanto vou passando o tempo a fazer de rato da Internet e a invejar a malta do Linux.

No que respeita ao campo da produção musical, a oferta é vasta em Linux. Por exemplo, o software mais usado em ambiente Windows para a criação e a edição musical é o Cubase, da Steinberg. Existem pelo menos duas aplicações Open Source capazes de oferecer as mesmas funcionalidades: RoseGarden (versões já compiladas para Mandriva, Debian, Ubuntu, SuSE, ALT Linux e PCLinuxOS) e Audour (este tem a particularidade de conter versões compiladas para Mac OS X, para além das distribuições Linux mais conhecidas).
Quem necessita de um sequenciador de bateria/samples pode sacar uma demo limitada do FruityLoops (ou FL Studio) e usar Windows, mas existem alternativas: o LMMS - Linux MultiMedia Studio ou o fantástico Hydrogen Drum Machine.
Para fazer o output do som de umas aplicações para outras temos o Jack.
Na edição de ficheiros Wav, existe aquele que é, justiça lhe seja feita, um magnífico programa da Steinberg: o Wavelab. Infelizmente, além de ser caro, só funciona em Windows.
Em Linux existem pelo menos três versões válidas: o já bem conhecido Audacity (que também corre em Windows, já agora), o Sweep (Linux e BSD) e o WaveSurfer (também com versões para Windows e Mac OS X).
Também não sabia que existem distros pensadas para as necessidades multimédia do utilizador, mas eis pelo menos duas: a Musix GNU+Linux (baseada no Knoppix) ou a Sabayon Linux (da qual se diz ser uma excelente distribuição).

Post descaradamente gamado no Bitaites

Sem comentários: